Postado por Bernard De Luna / Wed 18 Apr 2007
JOOST, Google TV, Youtube e Democracy TV - a TV na web
Coluna: O Mundo De Luna -

Um programa que é conhecido como a nova promessa da tv na web, ganha nome e é lançado para virais e testes.
Joost é um software P2P que transmite programas entre usuários conectados, fazendo uma grande TV online. O joost foi criado pelos mesmos idealizadores do skype e do Kazaa (Niklas Zennström e Janus Friis), e já possui mais de 25 canais e diversos programas para serem assistidos.
Como a nova modinha dos programas webs é o cadastro através de ‘convites’, o Joost se utilizou desse recurso para criar virais e fazer as pessoas tudo para conseguirem um convite como ‘beta-tester’, pois os convites são limitados e com prazo de expiração.
O que mais chama atenção no Joost é a sua forma de transmissão que é gratuita e já bastante utilizada por seus criadores através do P2P (Peer-to-Peer). Outro ponto positivo foi o recente anúncio da gigante ViaCom em fornecer conteúdo da MTV e possivelmente até de outras emissoras do seu domínio para o programa.
Requisitos para rodar o Joost
* Windows XP SP2 ou Mac OS X
* Pentium 4, 1GHz, 512 MB RAM
* Placa de Vídeo com 32 MB e que suporte DirectX 9.0c
* 500 MB livres no HD
* Banda Larga de 1 Mbit/s de download e 512 kbit/s de upload
Após um convite e sua instalação, essa é a cara inicial do nosso programa:
![]()
Toda novidade tem que ser estudada, o Joost não me comoveu, por oferecer um conteúdo que não vem do usuário (o que torna o Youtube, ou soapbox muito mais interessante), não possuir versão para linux e sua instalação limitar o usuário a só poder ver tais programas no próprio pc e não em qualquer computador conectado a internet como as novidades da web, como a ‘novidade’*ou brincadeira do google

Outro novo projeto que surge na web, é o veoh, lançado e desenvolvido pela grande Time Warner que está ganhando um bocado de fãs cansados da baixa qualidade dos vídeos do rival youtube.

Há quem prefira o não tão pop Democracy TV, Uma webTV open source, com mais de 1000 canais, multiplataforma, permite conteúdo alternativo, canais com rss e muito mais… Porém o mais interessante, que os episódios são baixados e quando expiram são deletados automaticamente do seu HD, podendo (é claro) ser selecionados para que não expirem.
Não sei de fato quem vai ganhar essa briga pelos vídeos na web, mas sabemos que ela está só começando…
Termino este post com um pensamento interrogativo: O que vale mais pro usuário, conteúdo restrito de qualidade inserido por emissoras, ou conteúdo alternativo e aberto, sem alta qualidade e ilegal (pirataria).
[2] Comentários para “JOOST, Google TV, Youtube e Democracy TV - a TV na web”
Deixe um comentário
Copie o seu texto antes de submetê-lo para garantir que ele não se perca caso o captcha! (sistema de números e letras para evitar propagandas) falhe.


















April 25th, 2007 - 8:21 pm
Amigos estou desesperado atrás de um convite para o joost, se alguém tiver por favor envie no meu e-mail paulocesar[aroba]projetodigital.com.br
June 12th, 2007 - 3:29 pm
enfia o joost, o googletv e o veoh na b****! é nois e o democracy